domingo, 18 de abril de 2010

18 Abril - Johannesburg - Pretoria - Johannesburg

Um passeio ao forte de Klapperkop, nos arredores de Pretoria. O forte está estrategicamente colocado no cimo de um monte e daqui pode ver-se a UNISA, a maior universidade da África do Sul.

No parque de estacionamento para os visitantes do forte algo inesperado... uma locomotiva (como e a que propósito a colocaram aqui?).

Eis o forte Klapperkop... Faz parte de um grupo de quatro fortes (estavam previstos oito) construídos por volta de 1897 e que tinham como finalidade proteger a cidade de Pretoria. Três destes fortes, entre eles o Klapperkop, foram projectados por engenheiros alemães da Krupp, sendo por isso conhecidos como os fortes alemães. Têm forma pentagonal (o quarto, projectado por outra equipa, tem forma hexagonal) e são muito semelhantes (só visitei um... mas é o que dizem as brochuras...). De referir que todos eles estavam equipados com o que na época havia de mais moderno: tinham electricidade e água corrente, ligações telefónicas e telegráficas, para além do "equipamento de guerra" - com destaque para os canhões de 155 mm, 75 mm e 37 mm.
No interior, reconstituição da cavalariça.
Outras vistas

SADF Memorial (South African Defense Force). Construído em 1979 em memória dos que tombaram em defesa do País, mostra um soldado empunhando uma espingarda R1. À volta da estátua estão registados, em placas de mármore, o nome dos mortos.
De regresso a Johannesburg um painel dá as boas vindas...
...e, ao longe, os montes de terra que depois de saírem das minas foram lavados/tratados para se extrair o ouro, seguindo-se uma outra foto tirada ao mesmo monte, mas mais de perto.
Os contrastes de uma grande cidade - Johannesburg!

Sem comentários: