quarta-feira, 17 de março de 2010

16 Março - Maputo

Estou instalado em casa de amigos na parte alta da cidade, não muito longe do Museu/Hotel Cardoso. Na minha primeira saída a pé pelas imediações fiquei agradavelmente surpreendido com o jardim recuperado em frente à Escola Secundária Josina Machel (antigo Liceu Salazar). O matagal que aqui havia foi transformado no Jardim dos Professores. Tem um parque infantil, áreas ajardinadas e um excelente café/esplanada - Café Acácia - explorado pelo Hotel Cardoso... bom café e excelentes bolos!
Rumei depois até à baixa seguindo a pé pela Av. Patrice Lumumba (antiga Brito Camacho).
Deixo uma foto do baixo relevo existente numa parede da Rádio Moçambique (antigo Rádio Clube de Moçambique)Continuando a descer, um prédio que ainda marca a Av. (antiga D. Luís) e pormenor dos seus mosaicos
Quase a seguir o Gil Vicente......e, em frente a este, a estátua de Samora MachelNuma árvore no passeio, este anúncio... é aproveitar!

2 comentários:

Anónimo disse...

O Jardim dos Professores era o Jardim (João?) Silva Pereira. Se a memória não me atraiçoa, teve até um pequeno miradouro sobre a baía que se abateu na época da depressão tropical "Claude", em Janeiro/66.
O espaço degradou-se muito no pós-independência, altura em que, de facto, virou quase um matagal.

Anónimo disse...

O baixo relevo parece-me ser não no ex RCM mas na central dos correios ao seu lado direito. Isto principalmente pelas linhas telefónicas nos postes que são representadas e pela cor da parede.