sexta-feira, 27 de junho de 2008

O Hotel Polana

José Rufino dos Santos, no seu álbum fotográfico (Volume III) de Lourenço Marques, publicado em 1929, escreve que o "Polana Hotel não tem rival em qualquer das colónias vizinhas. Assente no alto da encosta da Polana, dominando a praia, grandioso em toda a acepção da palavra, o Polana Hotel, que custou a importância de 400 000 libras, possui tudo o que se torna necessário a um hotel moderno: amplas salas de jantar e de baile, salas de leitura, quartos de banho em todos os aposentos, barbearia, salas de jogos, cabine telefónica e telefone nos seus 150 quartos, estação telégrafo-postal, "courts" de ténis, etc." Deixo uma foto do Hotel Polana, retirada do referido álbum, seguida de uma reprodução de um postal que me foi enviada por um amigo e do qual não sei a data.A construção do Hotel Polana, com projecto de Walter Reid, demorou 19 meses(!), sendo inaugurado em 1 de Junho de 1922. Desde essa data foi renovado várias vezes, não perdendo nunca o aspecto imponente que ainda hoje apresenta. Implantado numa área de 4 hectares, o Polana, como é normalmente referido, tem quase 200 quartos (li, conforme as publicações, que são 177, 186 ou 188(!) quartos), é um hotel 5 estrelas, carregado de história, estórias e patine! Nele encontramos tudo o que se pode encontrar num grande hotel de 5 estrelas!
Actualmente as acções do Hotel Polana pertencem ao Fundo Aga Khan para o Desenvolvimento, sendo gerido pelo Serena Hotels & Resorts.
A entrada e......por cima dela, o torreão.Vista do hall, vendo-se ao centro a entrada para......o salão de chá.Dos jardins, três magnificas vistas para a Polana, Clube Naval e Costa do SolSeguem-se duas vistas das "traseiras" do hotel...duas vistas da piscina, com vistas para o mar......e um "marco" no jardim.Antes de sair do Hotel Polana, um café e dois pasteis (miniaturas!) de nata no salão de chá! Serviço e qualidade de 1ª categoria!
Ir para o Índice .

1 comentário:

Peter disse...

Wow!

So wonderful to see how they have renovated the Polana from the sorry state of it's former self.

Thanks for all the photos and info.
I used the google translation tool - so was able to "understand" your Portuguese.