domingo, 15 de junho de 2008

Mais uma vez no Maputo

Depois da visita ao Norte e de volta ao Maputo, mostro mais umas fotos da cidade. Recomeço pela "baixa": eis uma vista tirada do Forte de Nossa Senhora da ConceiçãoSeguindo em frente, pela Rua Bagamoyo (antiga Rua Major Rosa Araújo, mas praticamente só conhecida por Rua Araújo), eis uma porta e uma janela desta típica e antiga ruaTambém do Forte uma vista para a área portuária, um "armazém", que há muitos anos atrás tinha escrito na sua frontaria (uma palavra de cada lado do óculo) O Anjo Voador e, por baixo, Flying Angel...
...mais à frente, já perto da estação de Caminhos de Ferro, alguns edifícios recém restaurados...
...perto do Forte uma foto da área exterior de restauração do Maputo Shopping Centre......cá fora, uma foto da Av. Vlademir Lenine (ex-Augusto Castilho), vendo-se do lado esquerdo o Hotel Tivoli e do direito o 33 andares... ...virando à direita o pavilhão desportivo do Maxaquene (ex-Sporting Clube de Lourenço Marques). Ainda na "baixa" o final da Av. Karl Marx (ex Manuel de Arriaga)......e dois estabelecimentos comerciais que achei curiosos.Já no Alto Maé, a antiga Casa Bem-Fica......um talho e padaria......o Ponto Final...
...e uma Churrasqueira na Malhangalene.

Ir para o Índice .

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns pelas fotos e site. Eu vivi no Alto Maé na Rua Diogo Cão do lado da Munhuana e usava a padaria que parece estar fechaada agora. Também me recordo da Casa Benfica na esquina seguinte.
O edificio junto ao Porto de pesca a que se refere eu pensava que dizia "Flying Dutchman" mas deve ter razão. Era vermelho/castanho com letras brancas e o meu pai parava no parque para dar as suas voltas na Baixa. Por isso eu ficava por ali e vejo que está muito modificada a zona com novas casas ao lado da fortaleza.
Fui eu que comentei sobre o painel no RCM/CTT e na altura esqueci-me de lhe dar os parabéns. Ainda tenho muito que ver, mas já agora eu prefiro as imagens desses edificios "art nouveau" i.e. de antes dos anos 60.