segunda-feira, 31 de março de 2008

Uma "volta" por Nampula

Neste passeio por Nampula, muito variado, vou mostrar alguns aspectos que me chamaram a atenção. Começo na avenida Eduardo Mondlane (ex-José Cabral) pelo prédio Girassol onde, para além de um moderno centro comercial, está instalado o que me disseram ser o melhor hotel de Nampula - o Girassol Nampula Hotel. Ao longe vê-se o Cine-teatro Almeida Garrett, os prédios João Ferreira dos Santos (recentemente pintado de "rosa choque") e o ex-Nauticus.A esplanada (no 1º andar) de um dos restaurantes existentes no centro comercial GirassolDa esplanada acima, uma vista para o que penso ter sido o primeiro centro comercial de Nampula (fica em frente ao cinema, onde foi a Camisaria Dias), o coqueiro e a araucária ficam no jardim da que foi a Farmácia MarinhoVista da outra ponta da avenida Francisco Manyanga (ex-António Enes): o ex-Hotel Portugal (agora, e já há anos, instalações da MCel), o prédio JFSantos (deste lado ainda não pintado...), o cinema e, ao fundo, o prédio GirassolDescendo a avenida da Independência (ex-Mouzinho de Albuquerque) que passa entre os prédios JFSantos e ex-Nauticus, encontra-se à esquerda o posto Galp (Fabião(?) e à direita o Monteiro e Giro. Ao fundo, "a espreitar", a Serra da Mesa.Chegando ao fundo da avenida uma foto no sentido contrário (ao centro a Pensão Nampula)... Mudando para outro ponto da cidade, na avenida 25 de Setembro (ex-Presidente Craveiro Lopes) junto ao antigo Colégio Nª Sª das Vitórias, mais um dos novos hotéis de Nampula - o Hotel Milénio - e, na outra esquina...... com frente também para a avenida, a nova Mesquita de Nampula, ainda em acabamentosVista do hotel e da MesquitaA seguir três fotos de mais um novo hotel, na rua de Tete, no Bairro dos Limoeiros, o Executivo. Aspecto exterior......corredor interior e...
...piscina.
Mais uma mudança de direcção... O Mercado Municipal (o bazar, como é conhecido). Na altura da minha visita fechado por estar em obrasUm pouco abaixo, do mesmo lado, uma paragem e pintura na parede (fico a aguardar, e desde já agradeço, a tradução...)Com uma outra pintura mural termino este post. É o Café Carlos que funciona numa das entradas do antigo Internato Dantas (penso que por aqui se entrava para a residência da família)
Ir para o Índice .

1 comentário:

Celia Pritam disse...

Nampula,minha cidade, onde regressei de visita há dois anos depois de uma ausência de 31 anos, deixou me ainda mais com muitas saudades!É linda, encontrei a com um desenvolvimento espantoso...com universidades,novos hóteis, mais escolas,imensa gente..adorei estar aí e...voltarei!!!Ninguém esquece essa bela cidade e esse povo tão maravilhosso, os Macuas!!!Obrigada!!!