segunda-feira, 31 de março de 2008

A Catedral de Nampula

Situada no centro da cidade e no ponto mais alto desta, fica a Catedral de Nampula - Catedral de Nossa Senhora de Fátima - cujo projecto é do arquitecto Raul Lino. A respeito desta Catedral copiei da "Comunidade de Nampula" o texto de um guião que acompanhou uma exposição de templos dedicados a N. Sra. de Fátima:

Catedral de Nossa Senhora de Fátima
Mãe da Paz
Local: Nampula
Diocese: Nampula
Foi a primeira Catedral do mundo dedicada a Nossa Senhora de Fátima. Foi sagrada no dia 23 de Agosto de 1956, pelo Cardeal D. Teodósio Clemente de Gouveia. Em 1984 quando a guerra atingiu a província de Nampula, onde a violência era intolerável, iniciou-se na Catedral, às sextas-feiras, a celebração da paz. Nessa mesma altura foi feito um voto no sentido de acrescentar ao título da Catedral de Nossa Senhora de Fátima a invocação "Mãe da Paz". Mais tarde, em 1992 assinado o Acordo Geral da Paz, tal como o prometido, passou a denominar-se Catedral de Nossa Senhora de Fátima, Mãe da Paz, em 7 de Julho de 1993.


Subindo a avenida que passa em frente à Catedral, uma primeira foto da Catedral.Esta é a vista actual que se tem ao entrar pela nave central. "Desapareceram" os candeeiros, os púlpitos e sei lá mais o quê...
...mas por volta de 1965 era assim... (postal da época)
...aspecto que se mantinha em 1972...
...de costas para o altar, uma foto para a entrada principal.
Vista para o altar"Grande plano" do quadro central Ao centro, à frente desta pintura (que na altura não existia, havia um imenso cortinado azul...) ficava esta imagem da padroeira (estou a falar dos anos 60! ver postal postado mais acima)......que agora está colocada, à direita, num altar lateral.
Vista para o lado esquerdo, com a pia baptismal em primeiro plano...
O quadro que se vê à esquerda na foto anteriorSubindo a uma das torres tem-se esta vista para a cúpula central......e esta para a outra torre......por aqui se vai mais acima, à cúpula da torre!
Pormenor dum dos sinos, com indicação da data do seu fabrico - 1956.
Nesta subida à torre, um "objecto" que poucos conhecem... o mecanismo que acciona o relógio e faz os sinos tocar de 15 em 15 minutos... há mais de 50 anos!Antes de terminar, três fotos de outros tantos magníficos vitrais.
A colocação dos vitrais foi finalizada em fins de 1992 e são da autoria do arquitecto João Sousa Araújo. São também dele as grandes pinturas (uma atrás do altar e outra do lado direito) que decoram a Catedral. De referi que são da sua autoria pinturas na Basílica do Santuário de Fátima e no Santuário do Cristo-rei em Almada, Portugal.
...duas fotos (copiadas da Net) tiradas no início da construção da Catedral
 
E, finalmente, a Catedral vista do novo centro comercial

Já em 2020 (24Abril) um acrescento "roubado" do Facebook da amiga Luísa Duarte Silva: a reprodução de um prospecto referente à inauguração da Catedral


Ir para o Índice .

1 comentário:

apontosenhor disse...

Boa tarde. Também faço pesquisas sobre a catedral e achei muito interessante o seu blog por conter imagens muito expressa e relevantes. Gostaria de pedir um especial favor:
1. Criar um link no meu blog ao seu;
2. Usar parte das imagens do seu blog ao meu trabalho de pesquisa

saudações!