segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Rota dos vinhos - I

A história do vinho na África do Sul iniciou-se em 1652 quando o holandês Jan van Riebeeck plantou, nas proximidades do Cabo (Table Bay), videiras vindas de Espanha, França e Alemanha, cedo se apercebendo das potencialidades da região para a produção de vinho. Em menos de sete anos tinha produzido o primeiro vinho na África do Sul. Em 1670 um outro holandês, Simon van der Stel, percebeu que num vale próximo a Cape Town (hoje a cerca de 35 minutos de carro desta cidade) existiam as condições ideais para o plantio de uvas. São aqui estabelecidas as vinhas de Stellembosh (esta é a segunda cidade mais antiga da África do Sul) e é assim criada a "capital do vinho" nesta parte de África (nesta região existem cerca de 60 "caves", algumas bem grandes, a produzir vinho). É aqui que se encontra a reserva do Beyerskloof Pinotage (o pinotage é um vinho exclusivamente sul africano, de uma uva que foi o resultado do cruzamento da pinot noir com a cinsaut).
A cerca de uma hora de carro de Cape Town a influência francesa faz-se sentir numa outra região vinicola - Franschhoek - para onde vieram muitos dos franceses protestantes expulsos de França e que aqui cultivam (são cerca de 20 "caves"), com sucesso, diversas castas: Chardonnay, Semillon, Sauvignon Blanc, Cabernet Sauvignon, Shiraz, Merlot, Cabernec Franc e Pinot Noir.
Dum modo geral os vinhos sul africanos (brancos e tintos) são de muito boa qualidade, alguns mesmo excepcionais! Têm também boas aguardentes, espumantes e até (pasmem!)... Vinho do Porto (embora lhe chamem Port e Vintage Port!). Mas este, para além do nome, não tem nada a ver com o "nosso" Vinho do Porto...
Seguindo uma parte da "Rota dos vinhos" mostro a seguir uma pequena parte do que são as vinhas da África do Sul. São quilómetros e quilómetros de lindas paisagens, de vinha muito bem tratada e ordenada.

A terminar uma imagem não muito vulgar em Portugal (mesmo rara), mas que cá se vê muito: a vinha a ser regada, qual campo de milho ou girassol!


Ir para o Índice .

Sem comentários: